PLANO DE
AULA (Atividade do fórum de grupo)
CONTEÚDO: Frações:
representação fracionária, medidas, números mistos, frações equivalentes,
fração de um número, operações entre frações: adição, subtração, multiplicação
e divisão.
Nº AULAS PREVISTAS:
4 semanas (24 aulas)
ANO/SÉRIE:
6º ano/5ª série
OBJETIVOS:
Desenvolver a ideia de que medir significa comparar grandezas de mesma
natureza; ampliar a noção de número a partir de situações em que a grandeza
tomada como unidade não cabe um número exato de vezes na grandeza a ser medida.
Saber obter frações equivalentes a uma fração dada; saber comparar, por meio de
um sinal de desigualdade, duas frações com denominadores diferentes; calcular a
fração de um número; saber efetuar operações entre duas frações com denominadores
diferentes.
JUSTIFICATIVAS: Proporcionar
ao aluno a ampliação do conhecimento sobre frações introduzindo outras formas
de representação (números mistos, porcentagem) e ampliando o seu espectro de
significados. Aprofundar o estudo das
frações tratando da ideia de equivalência e das operações com frações.
Fundamentar o encaminhamento das atividades baseados na interface entre a
Matemática e a língua materna. E mostrar que as frações são um dos temas
centrais dentro do eixo números. A ideia de fração constitui uma das primeiras
ampliações do campo numérico dos alunos, para além dos naturais.
ESTRATÉGIAS:
Leitura de texto orientador de aula sobre medidas, frações e língua materna;
atividade prática envolvendo medidas com unidades não convencionais; atividades
e exercícios envolvendo equivalência de frações, comparações e operações; resolução
de problemas com situações do cotidiano envolvendo frações; pesquisa sobre a
história das frações; atividade escrita sobre a reflexão do que foi aprendido.
RECURSOS MATERIAIS:
Régua, tesoura, cartolina, compasso, lápis, borracha, livro didático, caderno
do aluno, lousa e giz, sites de pesquisa.
AVALIAÇÃO:
Avaliar a participação dos alunos no desenvolvimento das diferentes atividades
propostas (avaliação contínua); atividade avaliatória; avaliar a leitura e a
escrita.
RECUPERAÇÃO: Retomada do assunto ou de pré
requisitos para um melhor entendimento do assunto estudado, propor a realização
de outros exercícios e problemas referentes ao tema e avaliação contínua desse
processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário