sábado, 15 de junho de 2013

Plano de aula: Frações

PLANO DE AULA (Atividade do fórum de grupo)
CONTEÚDO: Frações: representação fracionária, medidas, números mistos, frações equivalentes, fração de um número, operações entre frações: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Nº AULAS PREVISTAS: 4 semanas (24 aulas)
ANO/SÉRIE: 6º ano/5ª série
OBJETIVOS: Desenvolver a ideia de que medir significa comparar grandezas de mesma natureza; ampliar a noção de número a partir de situações em que a grandeza tomada como unidade não cabe um número exato de vezes na grandeza a ser medida. Saber obter frações equivalentes a uma fração dada; saber comparar, por meio de um sinal de desigualdade, duas frações com denominadores diferentes; calcular a fração de um número; saber efetuar operações entre duas frações com denominadores diferentes.
JUSTIFICATIVAS: Proporcionar ao aluno a ampliação do conhecimento sobre frações introduzindo outras formas de representação (números mistos, porcentagem) e ampliando o seu espectro de significados.  Aprofundar o estudo das frações tratando da ideia de equivalência e das operações com frações. Fundamentar o encaminhamento das atividades baseados na interface entre a Matemática e a língua materna. E mostrar que as frações são um dos temas centrais dentro do eixo números. A ideia de fração constitui uma das primeiras ampliações do campo numérico dos alunos, para além dos naturais.
ESTRATÉGIAS: Leitura de texto orientador de aula sobre medidas, frações e língua materna; atividade prática envolvendo medidas com unidades não convencionais; atividades e exercícios envolvendo equivalência de frações, comparações e operações; resolução de problemas com situações do cotidiano envolvendo frações; pesquisa sobre a história das frações; atividade escrita sobre a reflexão do que foi aprendido.
RECURSOS MATERIAIS: Régua, tesoura, cartolina, compasso, lápis, borracha, livro didático, caderno do aluno, lousa e giz, sites de pesquisa.
AVALIAÇÃO: Avaliar a participação dos alunos no desenvolvimento das diferentes atividades propostas (avaliação contínua); atividade avaliatória; avaliar a leitura e a escrita.
RECUPERAÇÃO: Retomada do assunto ou de pré requisitos para um melhor entendimento do assunto estudado, propor a realização de outros exercícios e problemas referentes ao tema e avaliação contínua desse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário